Regra Básica de Concordância Nominal:

O adjetivo, numeral ou pronome concordam com o substantivo em gênero e número. EX:

Menina bonita.
Criatura estranha.
Duas casas.
Minha mãe.

Casos especiais de concordância nominal

1° caso: Substantivo + Substantivo... + Adjetivo:

Quando o adjetivo posposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o último ou vai facultativamente:

• para o plural, no masculino, se pelo menos um deles for masculino;

• para o plural, no feminino, se todos eles estiverem no feminino.

Exemplos:

Ternura e amor humano.


Amor e ternura humana.


Ternura e amor humanos.


Carne ou peixe cru.


Peixe ou carne crua.


Carne ou peixe crus.

2º caso: Adjetivo + Substantivo + Substantivo + ...

Quando o adjetivo anteposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o mais próximo.

Exemplos:

Mau lugar e hora.


hora e lugar.

3º caso: Substantivo + Adjetivo + Adjetivo + ...

Quando dois ou mais adjetivos se referem a um substantivo, este vai para o singular ou plural.

Exemplos:

Estudo as línguas inglesa e portuguesa.

Estudo a língua inglesa e (a) portuguesa.


Os poderes temporal e espiritual.


O poder temporal e (o) espiritual.

4º caso: Ordinal + Ordinal + ... + Substantivo

Quando dois ou mais ordinais vêm antes de um substantivo, determinando-o, este concorda com o mais próximo ou vai para o plural.

Exemplos:

A primeira e segunda lição.


A primeira e segunda lições.

5º caso: Substantivo + Ordinal + Ordinal + ...

Quando dois ou mais ordinais vêm depois de um substantivo, determinando-o, este vai para o plural.

Exemplo:

As cláusulas terceira, quarta e quinta.

6º caso: Um e outro / Nem um nem outro + Substantivo

Quando as expressões "um e outro", "nem um nem outro" são seguidas de um substantivo, este permanece no singular.

Exemplos:

Um e outro aspecto.


Nem um nem outro argumento.


De um e outro lado.

7º caso: Um e outro + Substantivo + Adjetivo:

Quando um substantivo e um adjetivo vêm depois da expressão "um e outro", o substantivo vai para o singular e o adjetivo para o plural.

Exemplos:

Um e outro aspecto obscuros.


Uma e outra causa juntas.

8º caso: "O (a) mais ... possível" - "Os (as) mais ... possíveis" - "O (a) pior ... possível" - "Os (as) piores ..." - "O (a) melhor ... possível" - "Os (as) melhores ... possíveis"

A) O adjetivo "possível", nas expressões "o mais ...", "o pior ...", "o melhor ..." permanece no singular.

B) Com as expressões "os mais ...", "os piores ...", "os melhores ...", vai para o plural.


Exemplos:

Os dois autores defendem a melhor doutrina possível.


Estas frutas são as mais saborosas possíveis.


Eles foram os mais insolentes possíveis.


Comprei poucos livros, mas são os melhores possíveis.

9º caso: Particípio + Substantivo:

O particípio concorda com o substantivo a que se refere.

Exemplos:

Feitas as contas ...


Vistas as condições ...


Restabelecidas as amizades ...


Postas as cartas na mesa ...


Salvas as crianças ...

Observação: "Salvo", "posto" e "visto" assumem também papel de conectivos, sendo, por isso, invariáveis:

Salvo honrosas exceções:

Posto ser tarde, irei.


Visto ser longe, não irei.

10º caso: Anexo / bastante / incluso / leso / mesmo / próprio + Substantivo

Essas palavras concordam com o substantivo a que se referem.

Exemplos:

Vão anexas as cópias.


Recebi bastantes flores.


Vão inclusos os documentos.


Cometeu um crime de lesa-pátria.


Cometeu um crime de leso-patriotismo.


Ele mesmo falou aquilo.


Ela mesma falou aquilo.


Elas próprias falaram aquilo.

11º caso: Meio (= metade) + Substantivo

O adjetivo "meio" concorda com o substantivo a que se refere.

Exemplos:

Meias medidas (metade).


Meio litro.


Meia garrafa (metade).

12º caso: Meio (= um tanto) + Adjetivo

O advérbio "meio", que se refere a um adjetivo, permanece invariável.

Exemplos:

Ela parecia meio encabulada.


Janela meio aberta.

OBS: Em "meio-dia e meia", "meia" concorda com a palavra "hora", oculta na expressão "meio-dia e meia (hora)". Essa é a construção recomendada pela maioria dos manuais de cultura idiomática.

Outra observação: A palavra "meio" funciona como elemento de justaposição em "meias-luas", "meios-termos", "meios-tons", "meia-idade", etc.

13º caso: Verbo transobjetivo + predicativo do objeto + objeto + objeto ... Verbo transobjetivo + objeto + objeto ... + predicativo do objeto

OBS: Verbo transobjetivo é o verbo que pede, além de um complemento-objeto, uma qualificação para esse complemento (= predicativo do objeto).

Nesse caso, o predicativo concorda com o(s) objeto(s).


Verbo transobjetivo + predicativo do objeto + objeto + objeto ...

Achei inocentes a irmã e o irmão

Verbo transobjetivo + objeto + objeto ... + predicativo

Considerei o pai e o filho simpáticos

14º caso: Casa, página (+ número) + numeral

Na enumeração de casas e páginas, o numeral concorda com a palavra oculta "número".

Exemplos:

Casa dois.


Página dois.

15º caso:  Substantivo + é bom / é preciso / é proibido

Em construções desse tipo, quando o substantivo não está determindado, as expressões "é bom", "é preciso", "é proibido" permanecem no singular.

Exemplos:

Maçã é bom para a saúde.


É preciso cautela.


É proibido entrada.

Observação: Quando há determinação do sujeito, a concordância efetua-se normalmente:

É proibida a entrada de menores.

16º caso: Pronome de tratamento (referindo-se a uma pessoa de sexo masculino) + verbo de ligação + adjetivo masculino

Quando um adjetivo modifica um pronome de tratamento que se refere a pessoa do sexo masculino, vai para o masculino.

Exemplos:

Sua Santidade está esperançoso.


Referindo-se ao Governador, disse que Sua Excelência era generoso.
Regra Geral de Concordância:

O verbo sempre concordará com seu sujeito em número e pessoa.

Ex: Os alunos saíram da sala.

O verbo concordará com o sujeito, mesmo que este venha fora de ordem.

Ex: Restaram daquela remessa quarenta blocos.

Sujeito Composto

Quando o sujeito é composto, o verbo vai para o plural.

Ex: O técnico e os jogadores chegaram.

Chegaram o técnico e os jogadores.

1)  Se o sujeito composto vier depois do verbo, admite-se a concordância com o núcleo mais próximo.

Ex: Dos móveis da casa restou apenas uma cadeira e uma cômoda.

2) Sujeito composto resumido por um indefinido:

O verbo concordará obrigatoriamente com o pronome indefinido.

Ex: Teatro, cinema, esporte, nada lhe interessava.

Atletas, dirigentes, técnicos, todos concordavam com a nova tabela do campeonato.

3) Sujeito composto formado por pessoas diferentes:

O verbo concordará, no plural, com a pessoa de número gramatical mais baixo na seqüência.

Ex: Eu, tu e ele saímos.

Tu e o aluno saístes.

OBS: em virtude do desuso do pronome de tratamento vós, tem-se preferido a concordância na terceira pessoa do plural.

Ex: Tu e ele participaram da competição.

4) Sujeito composto, com núcleos do sujeito ligados por ou:

Se a conjunção tiver valor exclusivo, o verbo ficará no singular. Se não tiver valor exclusivo, o verbo irá para o plural.

Ex: Pedro ou Paulo casará com Luciana.

Natal ou Maceió são excelentes locais para as férias de verão.

5) Sujeito composto com núcleos ligados por com:

O verbo irá para o plural.

Ex: O professor com os alunos organizaram a excursão.

OBS: Caso se queira dar maior importância ao primeiro elemento do sujeito composto, admite-se a concordância com o verbo no singular.

Ex: O presidente com seus auxiliares desembarcou na base aérea.

O sujeito é um pronome de tratamento

O verbo permanecerá sempre na terceira pessoa.

Ex: Vossa Majestade conhece bem os seus ministros

Vossas Excelências não aprovaram a ementa.

O sujeito é um coletivo

O verbo ficará no singular.

Ex: Uma quadrilha assaltou o banco.

Importante: Se o coletivo vier especificado, o verbo poderá aparecer no singular (conforme a regra) ou ir para o plural.

Ex: Uma quadrilha de ladrões assaltou (ou assaltaram) o banco.

OBS: Tal observação também se aplica quando o sujeito é uma expressão partitiva (parte de, metade de, etc.)

Ex: Parte dos alunos faltou (ou faltaram).

O sujeito é o pronome relativo que

O verbo concordará com o antecedente do pronome relativo.

Ex: Fui eu que resolvi o problema.

Com a expressões um dos que, uma das que:

O verbo pode ficar no singular ou no plural.

Ex: Ele foi um dos que ganhou medalhas.

Ele foi um dos que ganharam medalhas.

O sujeito é o pronome relativo quem

O verbo permanece na terceira pessoa do singular ou concorda com o termo antecedente.

Ex: Fomos nós quem escreveu as cartas.

Fomos nós quem escrevemos as cartas.

Concordância de nomes que só aparecem no plural

Se o nome não vier precedido de artigo, o verbo ficará no singular. Caso venha precedido de artigo, o verbo acompanhará o artigo.

Ex: Alagoas possui lindas praias.

As Alagoas possuem lindas praias.

Concordância das expressões mais de um/ mais de dois

O verbo concordará com o numeral que acompanha essas expressões.

Ex: Mais de um jogador foi expulso.

Mais de dois atletas ganharam o prêmio.

Importante: há, no entanto, dois casos em que a expressão mais de um exige verbo no plural:

1) Quando a expressão mais de um vier repetida.

Ex: Mais de um aluno, mais de um professor faltaram.

2) Quando o verbo indicar reciprocidade.

Ex: Mais de um atleta agrediram-se.

Sujeito formado pelas expressões alguns de vós/ poucos de vós/ quais de nós, e etc.

A concordância tanto poderá ser feita com o indefinido no plural, quanto com o pronome pessoal.

Ex: Alguns de nós saíram.

Alguns de nós saímos.

Obs: Algum de nós saiu (no singular o pronome indefinido, no singular o verbo).

Concordância dos verbos dar/ bater/ soar

Observe:

1) O relógio da igreja deu uma hora (sujeito: o relógio).

2) Deram três horas no relógio da igreja (sujeito: três horas).

Concordância dos verbos haver e fazer impessoais

Observe:

Havia muitas pessoas interessadas na vaga (haver significando existir).


Devia haver muitas pessoas interessadas na vaga.


Faz dois meses que ela mudou (fazer indicando tempo).


Vai fazer dois meses que ela mudou.

Concordância do verbo ser

1) O verbo ser concorda com o predicativo quando seu sujeito for um dos pronomes interrogativos que ou quem.

Ex: Que são estrelas?

Quem foram os culpados.

2) O verbo ser concorda com o predicativo quando estiver indicando tempo, data ou distância.

Ex: É uma hora.

São setenta quilômetros.

São duas horas e trinta minutos.

3) Quando houver pronome pessoal reto, o verbo ser concordará obrigatoriamente com ele.

Ex: Os responsáveis somos nós.

O culpado és tu. Tu és o culpado.

4) Quando o sujeito do verbo ser for um dos pronomes tudo, isso, isto, aquilo, o, a concordância deverá ser feita de preferência com o predicativo.

Ex: Tudo são flores.

Aquilo eram sintomas de doença grave.

O que nos preocupava eram as atitudes daquele rapaz.

OBS: havendo dois substantivos comuns de números diferentes, o verbo ser concordará de preferência com aquele que estiver no plural.

Ex: O mundo são ilusões perdidas.

A vida são esses momentos alegres.

Observe:

A) Paula era as esperanças do time.


B) As esperanças do time era Paula.

Exercícios

1) Nos exercícios a seguir, faça a concordância escolhendo uma forma verbal adequada:

a) ... , naquele dia, cinco pessoas. (faltou/ faltaram)

b) ... , ainda, algumas vagas. (resta, restam)

c) ... , o presidente e o ministro. (falou/ falaram)

d) O presidente e o ministro ... (falou/ falaram)

e) Jogadores, técnicos, dirigentes, ninguém ... do regulamento da competição. (reclamou/ reclamaram)

f) Alunos, professores, diretores, todos ... que queriam ir à festa. (anunciou, anunciaram)

g) Ele, tu e eu ... sair. (resolvemos/ resolveram)

h) Tu e teus amigos ... à reunião. (compareceram/ comparecestes)

i) Vossa Excelência ... o motivo de minha demissão. (sabe/ sabeis)

j) Uma multidão ... na frente do teatro. (protestava/ protestavam)

k) Uma multidão de desempregados ... na frente do teatro. (protestava/ protestavam)

l) Grande parte doa alunos ... à aula. (faltou/ faltaram)

m) Fomos nós quem ... o aumento de salário. (reivindicamos/ reivindicou)

n) Fomos nós que ... o problema. (resolvemos/ resolveu)

o) Os Estados Unidos ... poderoso reforço. (enviou/ enviaram)

p) ... fotografias na hora. (revela-se/ revelam-se)

q) ... de pessoas experientes. (necessita-se/ necessitam-se)

r) ... fazer três meses que ela não aparece. (vai/ vão)

s) Paris ou Munique ... a sede da nova assembléia. (será/ serão)

t) ... existir pessoas que não sabem o resultado. (pode/ podem)

u) ... haver mais razões para sua saída. (pode/ podem)
Sintaxe de Regência

Observe as seguintes orações:

Jogamos futebol.

Gostamos de futebol.

Temos interesse por futebol.

Regência é a parte da Gramática Normativa que estuda as relações entre os termos da oração, verificando se um termo serve de complemento a outro. O termo que exige complemento é chamado de regente, enquanto o complemento é chamado de regido. Quando o termo regente é um verbo, dizemos tratar-se de regência verbal. Se o termo for um nome, dizemos tratar-se de regência nominal.

Alguns verbos cujo uso popular geralmente se encontra em desacordo com a norma culta:

1) Chegar

Ex: Finalmente cheguei a Florianópolis.

Chegamos ao colégio atrasados.

2) Custar (no sentido de ser custoso)

Ex: Custou ao aluno entender o fato.

Custou-me aceitar essa decisão.

3) Implicar (no sentido de acarretar)

Ex: Sua atitude implicará demissão sumária.

Descuidos sempre implicam acidentes.

4) Ir

Ex: Iremos amanhã cedo a Petrópolis.

Ganhei uma bolsa de estudos, por isso vou para a Holanda estudar engenharia.

5) Morar/ residir

Ex: Ele mora em Teresina

Regina reside em Maceió.

Marcelo Carvalho, morador na rua Dr. Antônio Roberto Neto.

Nelmara Fernandes, residente na rua dos Trilhos.

6) Namorar

Ex: João namora Luciana

7) Obedecer

Ex: Obedecemos a leis ultrapassadas.

8) Preferir (V.T.D. e I.)

Ex: Prefiro cinema a teatro.

9) Simpatizar

Ex: Simpatizei com as idéias daquela pessoa.

Não simpatizo com você.

OBS: O verbo simpatizar não é pronominal, portanto é errado dizer: Simpatizo-me com Luciana.

Alguns verbos que apresentam mais de uma regência

1) Aspirar

Ex: Aspiramos um ar poluído (sorver / respirar)

Os alunos aspiravam a um bom emprego (almejar).

2) Assistir

Ex: O médico assistiu o doente (ajudar).

É uma lei que assiste o consumidor.

Assistimos a uma decisão de campeonato (ver).

É um direito que assiste a todos os cidadãos (caber).

O presidente assiste em Brasília (morar).

3) Esquecer/ lembrar

Ex: Esqueci o livro sobre a mesa.

Esqueci-me dos fatos passados neste lugar.

4) Informar

Ex: Informamos o fato a uma autoridade.

Informamos a autoridade do fato.

Informamos a autoridade sobre o fato.

OBS: A regência do verbo informar se aplica também aos verbos: avisar, cientificar, notificar, prevenir.

5) Pagar/ perdoar

Ex: Paguei o livro sem reclamar (coisa).

Os credores não perdoaram a dívida.

Pagamos a conta a um desconhecido (pessoa).

Perdoamos ao colega que nos ofendeu.

6) Proceder

Ex: Sua argumentação não procede. (sentido de ter fundamento)

Severino procede de Munique. (sentido de vir de algum lugar, originar-se)

Muitos males procedem da inveja.

Procederemos a uma investigação rigorosa. (no sentido de dar início, executar)

Terminado o jogo, procedeu-se à distribuição de medalhas.

7) Querer

Ex: Os trabalhadores querem aumento de salário.

Quero a meus pais. (no sentido de estimar, ter afeto)

8) Visar

Ex: O atirador visou o alvo.

O gerente visou o cheque.

Visamos a uma vida sossegada (ter por objetivo).
ORAÇÕES SUBORDINADAS

A oração subordinada é aquela que pede outra para lhe completar o sentido, isto é, são dependentes de uma oração principal. A oração subordinada pode ser:

1) Substantiva
2) Adverbial
3) Adjetiva

1) Oração subordinada substantiva

A oração subordinada substantiva é assim chamada, por fazer o papel de um substantivo em um determinado período, completando a oração principal. Poderão assumir as seguintes funções sintáticas em relação à oração principal: sujeito, predicativo, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal e aposto.

Dessa forma, serão chamadas orações subordinadas (porque completam a principal), substantivas (porque exercem as funções sintáticas do substantivo) e, de acordo com a função de cada uma, classificam-se em:

Subjetiva
Predicativa
Objetiva direta
Objetiva indireta
Completiva nominal
Apositiva

* Função e classificação das orações subordinadas substantivas

A) Oração subordinada substantiva subjetiva:

É aquela que exerce função de sujeito da oração principal. Ex:

É preciso que ele volte.
               Sujeito representado por uma oração.

B) Oração subordinada substantiva predicativa:

É aquela que exerce função de predicativo da oração principal.Ex:

A verdade é que aqueles alunos estudam português.
                    Predicativo representado por uma oração

C) Oração subordinada substantiva objetiva direta.

Exerce função de objeto direto da oração principal. Ex:

Espero que todos passem de ano.
           Objeto direto representado por uma oração

D) Oração subordinada substantiva objetiva indireta.

Exerce função de objeto indireto da oração principal, a preposição que introduz a objetiva indireta é exigida pelo verbo da oração principal. Ex:

Tua contratação dependerá de que haja vagas.
                                          Objeto indireto representado por uma oração

E) Oração subordinada substantiva completiva nominal.

É aquela que exerce função de complemento nominal da oração principal, a preposição que introduz a completiva nominal é exigida por um nome na oração principal. Ex:

Tenho plena confiança em que tudo dê certo.
                                  Complemento nominal representado por uma oração

F) Oração subordinada substantiva apositiva.

É aquela que exerce função de aposto de um substantivo ou de um pronome da oração principal. A oração apositiva aparece após dois pontos ou entre vírgulas. Ex:

Te peço um favor: guarde esta carta.
                            Aposto representado por uma oração

Aquele grande sonho, que o filho volte, continua a acalentar as esperanças da mãe.
                                  Aposto representado por uma oração


2) Oração subordinada adverbial

As orações subordinadas adverbiais aparecem introduzidas por conjunções subordinativas não integrantes. Essas orações exercem a função sintática de adjunto adverbial e sua classificação é feita segundo a circunstância que expressam: causa, consequência, condição, concessão, comparação, conformidade, finalidade, tempo e proporção.

*Classificação das orações subordinadas adverbiais

A) Oração subordinada adverbial temporal

Exprimem ideia do tempo em que ocorre o fato expresso na oração principal. Iniciam-se principalmente por: quando, logo que, até que, sempre que, enquanto, assim que... EX:

Quando os gatos saem, os ratos fazem a festa.
Expressa ideia de tempo

B) Oração subordinada adverbial causal

Exprimem ideia da causa do fato expresso na oração principal. Iniciam-se principalmente por: porque, já que, visto que, como, uma vez que... EX:

Porque era doente, poucos queriam seu trabalho.
Expressa ideia de causa

C) Oração subordinada adverbial condicional

Exprimem ideia da condição necessária para a realização do fato expresso na oração principal. Iniciam-se principalmente por: se, caso, desde que, contanto que... EX:

Caso ele venha cedo, iremos ao cinema.
Expressa ideia de condição

D) Oração subordinada adverbial proporcional

Exprimem idéia de proporção, gradação, ou seja, um fato simultâneo ao expresso na oração principal. Iniciam-se principalmente por: à proporção que, à medida que, quanto mais... EX:

À proporção que limpávamos os livros, o cheiro de mofo desaparecia.

E) Oração subordinada adverbial final

Exprimem idéia de finalidade. Iniciam-se principalmente por: a fim de que, para que...

Para chegar mais cedo, saí de casa antes da hora do rush.
Expressa idéia de finalidade

F) Oração subordinada adverbial consecutiva

Exprimem ideia de consequência do fato expresso na oração principal. Iniciam-se principalmente por: que (precedido de tal, tanto, tão, tamanho)...

Disse com tal firmeza que todos acreditaram.
                                 Expressa idéia de consequência.

G) Oração subordinada adverbial conformativa

Exprimem ideia de conformidade com o pensamento expresso na oração principal. Iniciam-se principalmente por: conforme, como, segundo...

O livro foi publicado conforme nós pedimos.
                                Expressa idéia de conformidade

H) Oração subordinada adverbial concessiva

Exprimem ideia contrária ao fato expresso na oração principal. Iniciam-se principalmente por: embora, ainda que, se bem que...

Embora pareça antigo, trata-se de um modelo novo.
Expressa ideia de concessão

I) Oração subordinada adverbial comparativa

Representam o segundo termo da comparação. Iniciam-se principalmente por: como, mais... do que, menos... do que, tão... como, tanto... quanto.

Ela é mais compreensiva do que ele.
                                      Expressa uma comparação

3) Orações subordinadas adjetivas


São as que equivalem à função sintática de adjunto adnominal, própria do adjetivo. As orações adjetivas são introduzidas pelo pronome relativo. Ex:

Pessoas desalmadas não merecem afeto.
               Adjetivo (oração reduzida de particípio)

Pessoas que não tem alma não merecem afeto.
             Oração subordinada adjetiva restritiva

*Classificação das orações subordinadas adjetivas

A) Restritivas:

Definem ou delimitam a significação do termo antecedente presente na oração principal; na escrita não são isoladas por virgulas. Ex:

As pessoas que seguem a moda sempre querem conhecer novidades.
                  Somente as pessoas que seguem a moda

B) Explicativas:

Informam um pormenor do antecedente, já definido: sua omissão, ao contrário da restritiva, não traz prejuízo à lógica da frase. Na escrita aparece separada por virgulas. Ex:

A casa, onde morava desde 1970, era branca com janelas azuis.
             Oração com valor explicativo